Galeria de Arte da Prefeitura recebe exposição Capoeira – Resistência, expressão e legados
Neste mês que se celebra a Consciência Negra, a Galeria de Arte Joaquim Rodrigues, localizada no hall de entrada da Prefeitura de Navegantes, recebe até o dia 19 de dezembro a exposição fotográfica “Capoeira – Resistência, expressão e legados”, com imagens de importantes personagens da história da capoeira no município.
A exposição é aberta à visitação pública, de segunda a sexta-feira, durante o horário de expediente externo do Paço Municipal.
De acordo com o proponente do projeto, Mestrando Passarinho, a exposição “Capoeira: Resistência, Expressões e Legados” é uma celebração da rica e diversificada cultura da capoeira de Navegantes e da Foz de Itajaí, uma arte marcial de origem brasileira que incorpora elementos de dança, música e luta. A exposição tem como objetivo destacar a importância dos mestres, mestrandos, professores e praticantes de capoeira na preservação, transmissão e evolução desta arte única e histórica.
“A capoeira tem raízes profundas na história do Brasil, sendo uma identidade de expressão de resistência cultural e afro-brasileira. Ao longo dos séculos, os capoeiristas desempenharam um papel crucial na manutenção das tradições da capoeira e na sua adaptação às mudanças sociais e culturais. Eles são guardiões do conhecimento e da sabedoria que permeiam essa arte singular”, enfatiza.
Texto: Fernando Cardoso de Souza – SC 00980/JP