Projeto “Ressignificar Cores e Sonhos” promove interação com a natureza

No C.M.E.I. Professora Maria das Neves Emílio, no bairro São Domingos, o cenário é de magia e toda a pedagogia está comprometida com a primeira infância por meio de muitas brincadeiras, aprendizados e descobertas. Isto graças ao projeto “Ressignificar Cores e Sonhos”, que conta com a participação da equipe pedagógica, todos os funcionários e mais dois voluntários. Trata-se de um educar com significado e que dá vida a esse mundo mágico da criança.

A diretora Débora Schneider explica que todo o projeto é voltado em priorizar os elementos da infância com cores, espaço, brincadeiras e contato com a natureza.

“Todos nós trabalhamos para que o nosso espaço externo tenha mais vida, mais cor e mais interação com a primeira infância. O nosso espaço não tinha nada de verde e agora temos 10 árvores frutíferas e duas árvores ornamentais”, destaca a diretora.

O projeto “Ressignificar Cores e Sonhos” vai além com outros elementos. Destaque para as casinhas que promovem uma interação com brincadeiras e temáticas diferentes que permitem o brincar, o explorar e o aprender, contribuindo com o imaginário por meio de painéis interativos e brinquedos sensoriais.

“A entrada da nossa escola já é interativa com o elemento ‘brincando’, e o nosso espaço decorado tem diversos tipos de brincadeiras, pinturas, parque móvel e os implementos pedagógicos. A nossa escola é o nosso quintal que possui muitas possibilidades de interação com a natureza, encanto e cores. Cada elemento tem a sua beleza e o seu percurso na escolha de um ambiente de brincadeiras e aprendizados para os nossos pequenos”, finaliza a diretora.

Texto: Vânia Voltolini