2º Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência de Navegantes será no dia 31 de outubro

O 2º Fórum do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Navegantes acontece na próxima quinta-feira, dia 31 de outubro, às 13h30, na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Ezequiel Antero Rocha, 315.

Neste ano, o evento vem com o tema “Pessoa com deficiência e a vida adulta”, sendo promovido pela Prefeitura de Navegantes, através do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED).

A entrada é gratuita e haverá também transmissão ao vivo pelas redes sociais da Câmara de Vereadores, no Facebook e no YouTube.

https://www.facebook.com/camaranavega
https://www.youtube.com/@camaranavega

Durante a tarde, serão realizadas palestras de diversos temas, confira os profissionais:

‣ Liliane do Rosário Rodrigues, representante do Paradesporto, e Aline Rita de Barros, técnica paralímpica, que trarão a importância do paradesporto no município para inclusão e superação de pessoas com deficiência (PCDs);

‣ Inajara dos Santos Vieira, advogada e presidente do COMPED, explorará os direitos e deveres das PCDs, destacando a importância da cidadania e da inclusão na sociedade;

‣ Rosenilda Werner, psicóloga, com a temática “Vida Afetiva e a Maternidade ou Paternidade da pessoa com deficiência”;

‣ Ramon Rey de Oliveira Meister, aluno da instituição Amor pra Down, abordará as dificuldades enfrentadas por PcDs na vida adulta, incluindo questões de acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho, vida social e saúde mental;

‣ Keila Saggin, analista de RH da Rovitex, trará os principais desafios e oportunidades do mercado de trabalho atual, destacando como as tendências tecnológicas e as mudanças econômicas estão moldando a empregabilidade;

‣ Raphael Bordignon, Coordenador Regional da instituição GERAR, que discutirá a importância da inclusão de jovens com deficiência e em situação de vulnerabilidade social no Programa Jovem Aprendiz.

O fórum tem como objetivo promover discussões sobre os desafios que as PCDs enfrentam na fase adulta, abordando temas como acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho, saúde e vida social. O evento visa fortalecer a conscientização, propor soluções e incentivar políticas públicas que assegurem maior autonomia e dignidade para as PCDs na vida adulta.

O COMPED menciona que a presença de PCDs estimula a criação de ambientes mais acessíveis e justos, aumentando a representatividade e garantindo que suas demandas sejam priorizadas pela sociedade e pelas autoridades. “A participação de PCDs é fundamental para garantir que suas vozes sejam ouvidas e que suas necessidades sejam levadas em consideração na formulação de políticas e ações inclusivas”, afirma o Conselho.