Cozinha árabe é o tema de novembro no Projeto Gastronomia na Escola

Nas cozinhas das escolas municipais, o aroma da culinária árabe contagia com o sabor único do prato preparado com arroz sírio, lentilha, kibe assado, tabule e laranja, marcando a 10ª edição do projeto Gastronomia na Escola.

A curiosidade dos alunos para as refeições se manifesta no dia do cardápio temático, que trouxe a cozinha árabe para as mesas das escolas, nutrindo os estudantes com alimentação e conhecimento de outras culturas.

O sabor da refeição se manifesta na memória afetiva de quem tem antepassados em sua origem familiar. Já para quem não conhece essa tradição, o cardápio de hoje permite um mergulho na história da tradição e da culinária árabe.

A nutricionista Sandra Pereira menciona que é a última edição do projeto este ano, mas que em 2025 o Gastronomia nas Escolas continua com novos cardápios.

“Quando o projeto nasceu no Departamento de Nutrição da Secretaria de Educação, apostamos na aceitação da data temática, por entender que além de uma alimentação diferenciada, também é possível explorar as culinárias das regiões do Brasil e do mundo, levando por meio de combinações gastronômicas mais sabor, alegria, conhecimento e contato com novas culturas”, comemora a nutricionista.

Vale destacar que o projeto Gastronomia na Escola é realizado mensalmente e tem como objetivo oferecer um cardápio temático aos alunos da rede municipal de ensino, respeitando as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Texto: Vânia Voltolini