Lobo-marinho é avistado na Praia do Gravatá

Uma presença ilustre chamou a atenção de quem passou pela praia do Gravatá na tarde desta quarta-feira (27). Um lobo-marinho foi avistado na orla, atraindo os olhares e a curiosidade dos banhistas.

De acordo com o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), o animal está sendo monitorado pela Univali – Unidade Penha, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) desde terça-feira (26), em Bombinhas.

Após a aparição na orla navegantina, a equipe da PMP-BS/Univali foi até a praia do Gravatá avaliar as condições de saúde do pinípede. Constatou-se que se trata de um lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis) adulto do sexo masculino, estando ele sadio e apenas descansando, comportamento natural da espécie.

O IAN também acompanha o caso de perto desde o acionamento no início da tarde.

A equipe fez o isolamento do local e ressalta que, caso o lobo-marinho se sinta ameaçado, pode atacar as pessoas ou animais domésticos, por isso é muito importante manter um distanciamento seguro e sempre deixar uma rota de saída em direção ao mar para que não se sinta acuado.

Em suma, por mais que ele pareça adorável, a população deve evitar aproximações, já que por se tratar de um animal selvagem, não está acostumado com a presença humana e pode ser agressivo caso se sinta em perigo.

Por isso, pede-se a colaboração de todos. Além disso, reforça-se as seguintes orientações ao encontrar animais marinhos encalhados:

  • Não se aproxime, alimente ou toque neles;
  • Caso encontre animais aparentemente feridos ou doentes, não tente socorrê-los;
  • Evite o contato de animais domésticos com animais silvestres.

No Brasil é comum a ocorrência de duas espécies de lobos-marinhos, o Arctocephalus australis e o Arctocephalus tropicalis. Neste ano foram registradas cinco ocorrências de lobo-marinho-sul-americano (Arctocephalus australis), mesma espécie registrada nesta quarta-feira (27) em Navegantes. Já o lobo-marinho-subantártico (Arctocephalus tropicalis), foram registradas sete ocorrências.

O resgate de aves, tartarugas e mamíferos marinhos na faixa de areia pode ser solicitado todos os dias, das 8h30 às 17h30, pelo 0800-642-3341, seja para animais vivos ou mortos.

A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.

Texto: Rodrigo Ramos

Fotos: Vitor Amaro