Aula Passeio promove uma Vivência Transformadora na Praia
A aula passeio na entrada 12, na Praia Central, foi uma atividade especial para as crianças do Maternal II, do CMEI Alessandra Zilda da Silva, que permitiu um aprendizado significativo sobre o cuidado com o meio ambiente.
O cenário colaborou para uma vivência transformadora na praia em que foi explorada a praia e a restinga. Os pequenos alunos conheceram o casal Maristela e Beto Galvez, uma inspiração de amor e dedicação que juntos transformaram um espaço antes poluído, devido ao esgoto que desembocava no mar, num símbolo de preservação e cuidado, exemplo de como uma ação individual pode transformar o coletivo.
Na vivência lúdica e colaborativa, foi construída com madeira tratada e reciclada uma escultura única: a baleia guardiã, que foi pintada pelas crianças que também deixaram a marca de transformar o mundo ao redor em lugar melhor.
A professora Márcia da Silva, que adota em suas aulas o brincar Heurístico e Telúrico no desenvolvimento infantil, explica que a aula passeio fortaleceu a consciência ambiental e inspirados por Beto e a pedagoga Maristela aprenderam sobre responsabilidade coletiva e sustentabilidade.
“As crianças estiveram perto de uma fonte de inspiração de amor pela natureza e comunidade ao seu redor, impactando de forma positiva que cada um de nós pode viver melhor quando nos unimos para um bem maior”, destacou a professora.
A obra coletiva é um convite para que famílias e visitantes reflitam sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Saiba mais sobre a proposta do brincar heurístico e telúrico:
No contexto atual, em que a tecnologia e as telas ocupam um espaço crescente na vida das crianças, torna-se essencial repensar e valorizar práticas pedagógicas que promovam experiências autênticas e significativas. Nesse cenário, o brincar heurístico e o brincar telúrico emergem como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, permitindo que ela seja protagonista de suas vivências e aprendizagens.
Vânia Voltolini SC01057JP