Segunda etapa do 4º Salão de Artes Visuais de Navegantes terá Encontro de Escultores
Vem aí a segunda etapa do 4° Salão de Artes Visuais de Navegantes, promovido pela Fundação Cultural. Na primeira etapa, realizada entre os meses de junho e julho, o salão contemplou seis obras de grafite, que deram um colorido todo especial para as ruas e praças do município.
Já a segunda etapa acontece de 9 a 14 de dezembro, na Praça Marília Soares, na Praia do Gravatá, com o Encontro de Escultores, que durante seis dias vão esculpir obras de arte em Pedra de Mármore Corteccia, retiradas de uma pedreira de Camboriú.
Vale destacar que o evento é uma realização da Prefeitura de Navegantes, através da Fundação Cultural e é coordenado pelo escultor Jorge Schröder e a execução pela Gedax Assessoria de Projetos.
De acordo com o superintendente de Cultura de Navegantes, Marcos Montagna, ao ter o apoio da coordenação de Jorge Schröder, o evento entra no circuito mundial de eventos de esculturas, que são apoiados pelas instituições internacionais de escultores AIESM (Associação Internacional de Escultura Monumental e Eventos) e ISSA (International Sculpture Symposium Alliance), da qual Jorge é manager do Brasil.
“O encontro de escultores vai permitir que o público possa ver o processo de criação e realização das obras de arte ao vivo, estabelecendo um diálogo com os artistas, artesões e o público. Serve também de intercâmbio cultural, já que os artistas vêm de diferentes regiões, o que permite explorar a criação, o conhecimento e o desenvolvimento particular de cada um”, destaca o superintendente.
O Encontro de Escultores vai contar com a participação de sete artistas, que foram selecionados através de um edital de concurso público, levando em conta a qualidade dos trabalhos e experiência profissional, entre outros itens. Cada participante vai receber uma premiação em dinheiro depois da obra finalizada.
As esculturas variam de um a um metro e meio de altura e vão passar a compor acervo cultural permanente de Navegantes. Em breve, as obras expostas ao ar livre farão parte de um roteiro cultural da cidade.
O 4° Salão de Artes Visuais de Navegantes vai contemplar também um espaço para que a própria comunidade possa desenvolver pequenas peças em concreto celular e argila, com orientação de artistas profissionais e fornecimento de material gratuito.
Confira quem são os escultores que farão parte da segunda etapa do 4° Salão de Artes Visuais de Navegantes:
- Leonardo Mathias – Caxias do Sul/RS
- Marcos Avancini – Joinville/SC
- Ricardo Aguiar – Porto Alegre/RS
- Adriano Mayer – Esteio/RS
- Jean Rodrigues – Palhoça/SC
- Cristilla Paula – Chapecó/SC
- Hidalgo Adams – Porto Alegre/RS
Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP