Cardápio americano reinicia projeto ‘Gastronomia na Escola’ em Navegantes
Iniciativa leva informação aos alunos de forma lúdica e criativa. Nesta etapa, o tema foi a tradicional refeição americana.
O projeto ‘Gastronomia da Escola’, que visa difundir informações sobre alimentação saudável e diferentes culturas, de forma lúdica e criativa, já foi retomado nas escolas municipais de Navegantes. Para esta primeira etapa, foi escolhido como tema o tradicional cardápio americano, com pão e hambúrguer bovino artesanal, creme verde, tomate, alface, suco de uva e maçã.
No C.E.M. Professora Maria Regina Gazaniga da Costa, o tema envolveu alunos, profissionais da educação e família numa ampla pesquisa sobre hábitos alimentares, sabor e, principalmente, saúde. As atividades fizeram do recreio escolar um momento diferente e cheio de criatividade, que teve grande adesão e aprovação dos alunos.
“O cardápio de hoje está maravilhoso! A comida está leve, criativa e saborosa. Que recreio feliz!” comemora Emanuelly Acalliy, 4ª ano, do C.E.M. Professora Maria Regina Gazaniga da Costa.
A diretora da unidade, Lilian Simone Costa de Souza, ressalta que o tema envolvendo hábitos americanos foi trabalhado com muito cuidado, detalhando sobre alternativas saudáveis e o risco que consumo excessivo de “fast food” pode proporcionar.
“Mostramos aos alunos que é possível uma versão saudável do cardápio americano, conforme foi apresentado pelo projeto Gastronomia na Escola, em que foi servida uma alimentação escolar saborosa, saudável e nutritiva”, afirma.
O projeto foi implantado em 2024 pelo Departamento de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e segue a sua continuidade em 2025, respeitando as normas do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.
O secretário adjunto de Educação, Júlio Michael Borato, acompanhou o dia do cardápio temático e ressaltou a excelência do projeto pela criatividade e compromisso com a qualidade da alimentação escolar.
“A alegria dos nossos estudantes no recreio escolar é contagiante. O ‘Gastronomia na Escola’ possibilita o contato com novas culturas, por meio de combinações gastronômicas, servindo mensalmente na alimentação escolar um cardápio temático,” finaliza.
Texto: Vânia Voltolini SC01057JP