Navegantes recebe equipe responsável pelo projeto federal “Mais Saúde nas Estradas”

Devido à relevância portuária, município foi selecionado como ponto estratégico para implantação da iniciativa.

A Prefeitura de Navegantes recebeu, nesta quinta-feira (20), a visita da equipe responsável pela implementação do projeto “Mais Saúde nas Estradas”, do Ministério da Saúde. A agenda teve como objetivo analisar necessidades locais para a implementação da iniciativa no município.

A implementação do projeto na cidade foi recentemente discutida em uma reunião virtual entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), ligada ao Governo Federal. O intuito é ampliar o acesso à saúde para populações que vivem, trabalham ou transitam pelas estradas brasileiras, com foco especial nos caminhoneiros.

Navegantes foi selecionada como uma das cidades estratégicas para o projeto devido à sua relevância como cidade portuária, que recebe diariamente um grande fluxo de profissionais em trânsito, incluindo caminhoneiros. A proposta é estruturar serviços de Atenção Primária à Saúde em locais como rodovias, portos e Pontos de Parada e Descanso (PPD), garantindo acesso a cuidados contínuos e de urgência e emergência.

Durante a agenda, a equipe do Ministério da Saúde avalia as condições e necessidades locais para a implementação do projeto. Isso inclui a identificação de pontos estratégicos, a análise da infraestrutura disponível e o diálogo com autoridades locais e representantes da comunidade. A visita é fundamental para alinhar as ações do projeto com as demandas reais da população e garantir que os serviços de saúde sejam oferecidos de forma eficiente e acessível.

A expectativa é que, após essa avaliação, sejam definidos os próximos passos para a estruturação dos serviços em Navegantes, beneficiando não apenas os caminhoneiros, mas também outros profissionais em trânsito e a população local.

“A visita in loco é um marco para o sucesso do projeto e para a consolidação de Navegantes como uma cidade pioneira na implementação de políticas públicas inovadoras em saúde. Essa parceria com o Ministério da Saúde é essencial e reforça nosso comprometimento em melhorar a qualidade de vida e saúde da população”, avalia o prefeito Liba Fronza.

“O projeto representa um avanço significativo na promoção da saúde e no atendimento às necessidades de grupos que, muitas vezes, enfrentam dificuldades para acessar os serviços de saúde tradicionalmente oferecidos”, reforçou o secretário Municipal de Saúde, Pablo Sebastian Velho.