“Navega Até Você” registra mais de 270 atendimentos no bairro Escalvados

Ação disponibilizou serviços como cadastro do CadÚnico, emissão de RG, impressão dos boletos de IPTU e taxa do lixo para os moradores do interior.

A primeira edição do “Navega Até Você” foi um sucesso. A ação da Prefeitura de Navegantes levou à Unidade Básica de Saúde do bairro Escalvados diversos serviços para a população do interior, resultando em 277 atendimentos durante a manhã deste sábado (22).

Foram oferecidos serviços como cadastramento do CadÚnico, pesagem do Bolsa Família, atendimentos médicos, aplicação de vacinas, emissão de RG, impressão dos boletos de IPTU e taxa do lixo, atendimentos do Espaço do Empreendedor, distribuição de mudas e sabão artesanal, orientação sobre os serviços da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) e muito mais.

População comparece

O prefeito Liba Fronza celebrou a grande presença dos munícipes na UBS Escalvados. “Esta é a primeira ação que a Prefeitura está trazendo para o interior, e a classificamos como extremamente positiva, pois vimos a grande adesão da população. Estamos atendendo o chamado da municipalidade e acredito que, com isso, vamos mostrar que o governo chega aos bairros também”.

Rudinei André de Jesus Neves esteve na UBS com as filhas e a esposa para a emissão do RG, e aprovou a ação. “Já estava esperando um bom tempo para fazer a identidade das crianças, da minha e da esposa, então foi uma ótima ideia. Foi muito pro pessoal do bairro”, relatou. Ao todo, foram 74 atendimentos referentes à confecção do documento.

Morgana da Silva compareceu para fazer a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e destacou que a ação “é boa para a população do interior, que não precisa se deslocar até o Centro para garantir os serviços básicos da Prefeitura”.

Catarina Wegner e o esposo foram até a UBS em busca de atendimento médico. “Pra mim, é uma benção. Eu gostei muito desse movimento e hoje eu estou muito satisfeita”.

Entre os serviços mais procurados estava a impressão dos boletos de IPTU e taxa do lixo. Foram 25 atendimentos dessa natureza. Uma das atendidas foi Sandra Avelina Duque, que veio retirar as guias de pagamento da taxa do lixo. “Não consigo fazer a retirada do boleto desde 2023. Fui atendida aqui por uma menina super gente fina, que fez todo o procedimento”, contou. Vale ressaltar que é possível baixar os boletos online no site da Prefeitura.

Nova ação

Diante da adesão da população e da alta procura por esses serviços disponibilizados, a Prefeitura irá realizar uma nova ação do “Navega Até Você” em breve. Segundo a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Luciane Bittencourt, será feita uma avaliação junto às secretarias envolvidas para definir o novo local e possíveis melhorias para garantir um atendimento de qualidade ainda maior na próxima edição.

O “Navega Até Você” é uma parceria entre as secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Econômico e Receita, Água e Saneamento Básico (Sasan) e Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), com apoio da Secretaria de Comunicação.

Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Marcos Porto