Prefeitura faz limpeza compulsória de terreno particular para combater escorpiões no Machados

Ação ocorreu nesta quarta-feira (26) em uma área localizada nos fundos do C.M.E.I. Professora Natalina Sabel do Amaral; nesta quinta (27), haverá dedetização.

A Prefeitura de Navegantes realizou, nesta quarta-feira (26), a limpeza compulsória de um terreno particular localizado nos fundos do C.M.E.I. Professora Natalina Sabel do Amaral, no bairro Machados. A ação é uma das medidas adotadas devido aos recentes casos de escorpiões na creche. 

Por se tratar de um terreno particular, o poder público acionou os meios legais para entrar no local e fazer a limpeza, utilizando como princípio o bem-estar e segurança da população, especialmente das crianças.

Segundo o secretário de Planejamento, Gilmar Jacobowski, a Prefeitura teve de agir rápido diante dos riscos oferecidos, principalmente aos alunos da creche municipal. “Em 2024, a empresa responsável pela área já havia sido notificada pelos fiscais de postura para realizarem a limpeza de terreno, o que não ocorreu. Neste ano, autuamos novamente o proprietário. Porém, diante da ameaça à saúde pública com a infestação de escorpiões, providenciamos a limpeza compulsória”.

O trabalho foi realizado em conjunto entre as secretarias de Planejamento Territorial, Mobilidade e Habitação; Educação; Infraestrutura; Água e Saneamento; Saúde; e Instituto Ambiental de Navegantes (IAN). Parte do maquinário utilizado na ação foi cedido por uma empresa privada. 

Na noite desta quarta-feira, a Vigilância Ambiental estará no terreno para fazer a captura dos escorpiões que estiverem no local. Além disso, a Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas nesta quinta (27) e sexta-feira (28) no C.M.E.I. Professora Natalina Sabel do Amaral para que seja viabilizado o processo de dedetização total da unidade. A aplicação do produto está programada para a manhã de quinta-feira (27). 

“A suspensão se faz necessária para garantir tempo hábil para que o inseticida a ser aplicado possa agir e para que a limpeza do local seja devidamente realizada antes do retorno dos alunos à escola”, detalha a secretária de Educação, Natally Oliveira. 

Texto: Rodrigo Ramos
Fotos: Marcos Porto & Rodrigo Ramos