Navegantes abre 240 novas vagas para a educação infantil e ensino fundamental

Com a readequação de espaços para salas de aula, Prefeitura cria mais 8 turmas em 4 escolas. Fila de espera caiu 65% na educação infantil e 95% no ensino fundamental.

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Educação, abriu 240 novas vagas para alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Com a readequação de espaços para novas salas de aula, em pouco mais de um mês, foram abertas 8 turmas em quatro escolas da cidade.

“Agimos o mais rapidamente possível e, com muito empenho, conseguimos atender a população com essas 240 novas vagas. Em algumas escolas, as aulas já tiveram início, e outras estão na fase de adequação, como a escolha de vaga do professor e matrículas”, disse a gerente de Planejamento de Turmas e Controle de Matrículas, Elisa Dalagnelo Mueller.

Para as novas turmas foram disponibilizadas 3 novas salas de aula na Escola Municipal Professora Elsir Bernadete Maria Sedrez da Silva, no Centro; 2 salas no CMEI Portal do Saber, no bairro São Domingos; 1 sala de aula no CEM Professora Giovana Soares da Cunha, no bairro São Paulo; e 2 salas na Escola Professora Maria Hostim da Costa, no Porta das Balsas.

“Em um período curto de tempo, a fila de espera por vagas nas nossas escolas teve uma redução de 65% na educação infantil e 95% no ensino fundamental, e estamos trabalhando intensamente para zerar a espera até o final deste ano, com mais adequações e novas salas. Essa ação é o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a ampliação do número de vagas”, destaca a gerente.

Na Escola Elsir Bernadete, no centro, Beatriz e Maria Luiza iniciaram as aulas há menos de 20 dias. Estão com brilho nos olhos por estarem em sala de aula, e já com uma importante responsabilidade: são as lideres da nova turma!

“Eu estava ansiosa, achando que não iria conseguir vaga tão rápido. Minha mãe também estava preocupada. Quando eu recebi a notícia, fiquei muito grata por ter de volta uma rotina de estudos, brincar, conhecer novas pessoas. E ainda ser líder, ser exemplo, está sendo ótimo”, conta a aluna da nova turma do 7º ano, Beatriz dos Santos Ribeiro, 13 anos.

A colega de sala, Maria Luiza Tavares Estrela, de 12 anos, compartilha os mesmos sentimentos. “Em casa, era muito nervosismo. Eu achava que se não conseguisse vaga iria acumular muita coisa. Via meus vizinhos indo para a escola, e eu me sentia deslocada. E em poucos dias em sala de aula, já estou vivendo uma experiência maravilhosa e completa, porque envolve os estudos, amizades e até ser escolhida como líder”, relata.

Texto: Anahi Gurgel & Vânia Voltolini
Fotos: Marcos Porto