Navegantes inicia Campanha de Vacinação contra a Influenza na próxima segunda-feira (07)
População poderá se vacinar em 09 unidades de saúde. Etapa inicial vai priorizar grupos de risco.
A Secretaria de Saúde de Navegantes inicia, na próxima segunda-feira (7), a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2025. As doses estarão disponíveis nas nove unidades de saúde do município e, nesta primeira etapa, serão destinadas prioritariamente a grupos de risco.
A ação reforça a importância da imunização para reduzir o impacto do vírus, especialmente nos meses mais frios, quando o risco de contaminação aumenta.
A ação faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, nesta primeira fase, será destinada aos grupos prioritários. A vacina utilizada é trivalente e protege contra as três principais cepas do vírus da influenza em circulação no Brasil: A H1N1, A H3N2 e B.
As doses estarão disponíveis nas UBSs em Gravatá, Meia Praia, Central, São Paulo, São Domingos II, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados e Porto das Balsas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h.
O secretário de Saúde, Pablo Sebastian Velho, reforçou a importância da adesão à vacinação. “Vamos vacinar a todos do grupo elencado. Neste período do ano, percebemos aumento no atendimento das unidades de saúde. É fundamental que a população compareça às unidades de saúde para garantir a imunização”, destacou.
“Vacinação é um ato de proteção coletiva, ajudando a reduzir o contágio e prevenindo complicações graves, principalmente em pessoas com comorbidades”, complementa.
Durante a aplicação da vacina contra a influenza, as equipes de saúde vão verificar a caderneta de vacinação dos pacientes para identificar se há necessidade de uma dose de reforço da vacina antitetânica. “Com isso, duas campanhas serão realizadas simultaneamente, ampliando a proteção da população”, Relata Tiago Lopes, Diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
Público-alvo
A vacina será destinada a grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
Texto: Matheus Souza