UBS São Paulo e Verde Mar lançam projeto de capoterapia para promover saúde e bem-estar
Atividade alia movimento, musicalidade e inclusão, incentivando a comunidade a ter uma vida mais ativa e saudável.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Paulo e Verde Mar, em parceria com a Fundação de Esportes e Navegamovi, iniciaram neste ano o projeto de capoterapia, uma prática que combina capoeira com musicalização, visando melhorar a qualidade de vida dos participantes.
Destinada a pessoas a partir de 18 anos, a capoterapia auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e fortalecimento muscular, além de promover a autoestima e socialização. A atividade já conta com mais de 60 inscritos, que se encontram semanalmente para as sessões.
Na UBS Bairro São Paulo, as aulas começaram no final de janeiro e atendem cerca de 40 pessoas, divididas em dois grupos, com aulas realizadas toda quarta-feira, das 7h às 8h. Já na UBS Verde Mar, a capoterapia teve início no mês de março e atende 20 alunos às sextas-feiras, às 8h da manhã.
O mestre de capoeira Cristian da Costa Dutra destaca que a capoterapia é eficaz no combate à depressão, melhora a mobilidade e ajuda os participantes a superarem a timidez. “Através das músicas, coreografias e instrumentos, trazemos alegria e inclusão, criando um ambiente de bem-estar e integração”, afirmou. Os moradores interessados em participar podem se inscrever diretamente nas UBS São Paulo e Verde Mar, aproveitando uma forma acessível e prazerosa de estimular a saúde e promover qualidade de vida.
Texto: Matheus Souza
Fotos: Cristian Dutra




