Roda de conversa reforça apoio a mães e pais de autistas em Navegantes
Encontro promovido pela Secretaria de Inclusão e associações, nesta quarta-feira (02), destacou a importância do autocuidado de pais de neuroatípicos.
A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e associações voltadas ao atendimento de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em Navegantes promoveram, nesta quarta-feira, 2 de abril, uma roda de conversa direcionada às mães e pais atípicos. O encontro aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
Intitulado “Conversas Que Transformam”, o evento teve como propósito criar um momento especial, de partilhas e trocas de experiências entre os pais de jovens neuroatípicos.
“A conscientização sobre o autismo é muito importante, e por isso devemos ir além das pessoas com TEA, devemos olhar para as mães e pais e suas necessidades. O autocuidado não é luxo; cuidar da saúde mental e emocional permite que consigam apoiar seus filhos da melhor maneira possível. A jornada do autismo é coletiva”, declarou a secretária de Inclusão, Luciane Bittencourt.
“Queremos agradecer a confiança de cada mãe e pai que se colocou à disposição para fazer parte deste momento, que foi preparado com muito amor”, completou.
Foram parceiras na organização do evento a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista) e ASM (Associação Sonhos de Maria).
“Esse encontro foi um lembrete poderoso: que compreender e incluir as pessoas dentro do espectro autista é um dever de toda a sociedade. A informação e a empatia são pontes que nos aproximam de um mundo mais justo e acessível para todos. Que possamos, juntos, construir esse caminho de respeito e oportunidades”, disse Adriana Roque, presidente da Associação Sonhos de Maria
Enquanto as mães e pais tiveram seu momento para compartilhar, os filhos também puderam aproveitar o espaço ao ar livre para curtir. Os jovens se divertiram com diversas atividades lúdicas, brincadeiras, contação de histórias, piquenique e entrega de balões azuis em alusão à cor do mês de conscientização do autismo.
O evento ocorreu em um espaço cedido pela Associação Sonhos de Maria, no bairro Pedreiras.
Texto: Rodrigo Ramos









