Alunos visitam criação de abelhas sem ferrão em escola no interior do município

Professores e estudantes do CMEI Laci Ana de Borba Cesário, do bairro Nossa Senhora das Graças, visitaram a Escola Badia de Faria, no bairro Hugo de Almeida, para conhecer o Projeto “Floresce Navega”, no intuito de ampliar e despertar ainda mais o conhecimento dos alunos na conclusão da etapa do estudo sobre as abelhas, com uma aula externa.

Para os alunos foi um despertar de curiosidade e admiração com uma participação repleta de encantamento e aprendizados, principalmente sobre o papel da abelha na produção do mel.

O projeto “Floresce Navega” é uma iniciativa de educação ambiental que promove a instalação de colmeias de abelhas nativas sem ferrão em escolas públicas de Navegantes, com foco na preservação da biodiversidade e no fortalecimento da consciência ambiental.

O professor Marcos Fabricio Bittencourt explica que o projeto busca ensinar aos alunos e à comunidade a importância das abelhas para a polinização e a sustentabilidade do ecossistema.

“Além de preservar essas espécies fundamentais, o ‘Floresce Navega’ realiza oficinas pedagógicas e eventos comunitários, conectando educação e meio ambiente para formar uma geração mais consciente e comprometida com o futuro do planeta”, destaca o diretor.

As abelhas precisam ser preservadas porque a ação humana tem comprometido cada vez mais seus habitats. O projeto incentiva a multiplicação dessas abelhas, e por meio desta interação, aumenta a produção de descendentes e de novas variabilidades genéticas. Ao permanecer no seu habitat, as abelhas continuam prestando o relevante serviço ao meio ambiente.

Texto: Vânia Voltolini