Praça Marília Soares na Praia do Gravatá recebe intervenção urbana
A Praça Marília Soares, localizada no bairro Gravatá, na divisa com o município de Penha, está recebendo uma obra de intervenção artística intitulada “A Arte do Encontro”, com a técnica do grafite, deixando o local ainda mais colorido e atrativo para os moradores, veranistas e turistas que frequentam a avenida beira-mar de Navegantes.
O painel “A Arte do Encontro” faz uma alusão visual de forma abstrata à celebração das interações humanas e da convivência social. A composição do painel combina linhas retas e orgânicas, que se entrelaçam, se tocam e se sobrepõem, simbolizando a diversidade de caminhos, histórias e conexões que se cruzam formando diferentes pontos de vista.
A paleta de cores vibrantes reforça a vitalidade e a energia que o espaço público proporciona, as formas variadas convidam os espectadores a enxergar movimento e diálogo.
O trabalho está sendo realizado pela Fundação Cultural de Navegantes, através do Edital de Concurso de Obras Culturais e é assinado pelo estúdio ART IN LOCO, que atua nas diferentes facetas que envolvem arte, design e arquitetura. A empresa conta com trabalhos em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Através do Instagram @artinloco é possível acompanhar e ficar atualizado sobre os projetos desenvolvidos pelo estúdio.
“A praça, em sua essência, é um local de encontro, troca de experiências, lazer, convivência, e a arte traduz essa função em sua linguagem visual. É uma obra que promove a reflexão sobre a importância do espaço público na construção de relações humanas, reforçando seu papel como ponto de convergência e pertencimento”, explica Bruno Thomé Tonietto, artista responsável pela execução da obra.
De acordo com o superintendente da Cultura de Navegantes, Marcos Montagna, o grafite é uma forma de expressão artística das mais autênticas e poderosas de arte urbana. Ele permite que os artistas expressem suas ideias e emoções de forma livre e criativa e possui um impacto transformador na cidade, revelando sensações, interações do público com a obra artística, ao mesmo tempo que revitaliza o entorno e impacta positivamente na cultura urbana e na qualidade de vida das pessoas que se deslocam pela cidade.
“Ao propormos uma intervenção artística em um espaço público com grande fluxo e importância para a cidade, conseguimos atingir diferentes públicos e levar o poder transformador da arte urbana para a cidade e sua população”, destaca o superintendente.
Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP