Patinetes elétricos chegam a Navegantes e os passeios na orla são o destaque do final de semana

O final de semana de sol foi providencial para o início das atividades da nova empresa de patinetes elétricos que chegou a Navegantes. A cidade já contava com outras duas de porte menor, e agora, a terceira empresa, que possui sede em outros 12 países, disponibilizou 150 patinetes para oferecer o serviço de mobilidade urbana que tem atraído muita gente, seja para locomoção ou até mesmo para turismo ou lazer.

O lançamento das atividades aconteceu na manhã de sábado (12), no ponto próximo à Praça Nossa Senhora dos Navegantes, e contou com a presença do prefeito Liba Fronza, do futuro vice, Ricardo Ventura, do secretário de Turismo Luciano Maibuk e demais autoridades municipais, além de representantes da empresa.

De acordo com Henrique Albuquerque, gerente de território, a intenção é trazer mais 250 patinetes, fechando o total de 400. Ele explica que a escolha por Navegantes foi pelo fato de a cidade estar com uma excelente infraestrutura, incluindo a quantidade de ruas asfaltadas e muitas ciclovias. As operações acontecem de Machados até o Gravatá, e para se ter uma ideia de valores, o preço varia de R$ 0,25 a R$ 0,89 o minuto, considerando que nos horários de pico é aplicado o menor valor, para incentivar o trabalhador a utilizar esse meio de locomoção.

Ele calcula que o trajeto da Praça da Praia Central até o Gravatá dá, em média, 25 minutos, podendo custar R$ 6,25, dependendo do horário. Para acessar o serviço, basta baixar o aplicativo da empresa no celular para acompanhar todos os pontos onde os patinetes se encontram, bem como as orientações e as regras de utilização.

Uma informação importante é que a idade mínima para utilizar os patinetes alugados é 18 anos e que mesmo com todas as medidas de segurança tomadas, é preciso destacar que é necessário obedecer alguns critérios.

Para o secretário de Turismo, Luciano Maibuk, Navegantes ter sido incluída na rota desse serviço, oportuniza tanto os moradores quanto os visitantes, a mobilidade urbana aliada ao lazer, e ainda, a chance de prestigiar as belezas naturais, especialmente, nos 10 km da nossa orla. “No final de semana, foi possível observar o fluxo de pessoas passeando de patinete, na ciclovia da praia, isso demonstra que as pessoas gostaram e estão curtindo a cidade”, conclui o secretário.

Texto: Maila Santos