UBSs de Navegantes promovem Semana da Saúde Bucal, entre 28/10 e 01/11
A Semana da Saúde Bucal mobiliza equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Navegantes, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, para conscientizar a população sobre doenças da cavidade oral, como o câncer de boca.
Durante o período, os profissionais recebem a população nas UBSs para a realização de exames das partes moles da boca, tais como bochecha, lábios, gengivas, língua e céu da boca. Por meio da iniciativa, cirurgiões-dentistas pretendem avaliar as condições de saúde bucal identificando manchas, bolhas, aftas, machucados ou feridas que não cicatrizam, buscando prevenir ou até mesmo diagnosticar diversas doenças precocemente, dentre elas o câncer de boca.
Os atendimentos ocorrem durante o horário regular das UBSs, isto é, das 8h às 12h e das 13h às 17h, conforme escala específica de profissionais dedicados à análise de lesões orais. Pacientes que comparecerem às unidades apresentando queixas dessa natureza passarão, portanto, pela avaliação de um cirurgião-dentista.
É importante lembrar que a Semana da Saúde Bucal concentra suas ações no que diz respeito às mucosas. Caso pacientes relatem queixas relacionadas aos dentes, eles serão encaminhados para atendimento odontológico, de acordo com a rotina das UBSs.
Participam da Semana de Saúde Bucal as UBSs São Pedro, Central, Verde Mar, São Domingos I, São Paulo, Meia Praia, Gravatá, São Domingos II, Nossa Senhora das Graças, Escalvados e Porto Escalvado. Usuários de bairros cujas UBSs não estejam participando da ação podem comparecer à unidade mais próxima e solicitar avaliação.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), embora o câncer de boca possa acometer pessoas de todos os gêneros e idades, a doença é prevalente em homens com mais de 40 anos. Verifica-se, ainda, correlação da enfermidade com hábitos tabagistas e etilistas.
Profissionais alertam que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura do câncer de boca. Por isso, é preciso estar atento aos sintomas e fazer verificações regulares com o intuito de se prevenir contra a doença.
Texto: Rebeca Amaral – 5174/SC